Renovamento Carismático
O Renovamento Carismático Católico surgiu na Igreja Católica como um fruto do Concílio Vaticano II, embora esta renovação no Espírito já tivesse sido vivida pelos nossos irmãos pentecostais, desde o início do século XX.
O Renovamento Carismático Católico irrompe em fevereiro de 1967 quando professores e alunos da Universidade do Espírito Santo, em Duquesne, nos Estados Unidos da América, se reuniram em Pitsburg para um retiro de fim-de-semana.
O Renovamento Carismático Católico (RCC) é uma Graça de renovamento no Espírito Santo, com um caráter mundial. Não tem um fundador particular nem um grupo de fundadores e não tem listas de membros participantes. É uma graça de Pentecostes vivida em Grupos de Oração, uma onda de Graça que permite a cada indivíduo e a cada grupo expressar-se de vários modos, em diversas atividades, com ênfases diversas.
São objetivos do Renovamento Carismático Católico Portugal:
- Promover uma Conversão pessoal madura e contínua a Jesus Cristo, Senhor e Salvador;
- Propiciar uma abertura decisiva à Pessoa do Espírito Santo, à Sua presença e Seu poder, promovendo a cultura de Pentecostes como apóstolos da Efusão do Espírito Santo;
- Fomentar a recepção e o uso dos dons espirituais (carismas) não apenas no RCC, mas também em toda a Igreja;
- Impulsionar a obra da evangelização no poder do Espírito Santo, incluindo a evangelização daqueles que não pertencem à Igreja, a reevangelização dos que são cristãos nominais, a evangelização da cultura e das estruturas sociais;
- Fomentar o crescimento progressivo na santidade, através da participação na vida sacramental e litúrgica, através do apreço pela tradição de oração e espiritualidade católicas e de uma formação progressiva na doutrina católica, guiada pelo Magistério da Igreja e pela participação no plano pastoral da Igreja.