Casais de Santa Maria

O movimento familiar «Casais de Santa Maria» foi fundado em 1957, com a constituição dos primeiros Grupos de Casais na região do Ribatejo. Teve inicialmente ligação com a Ação Católica Portuguesa, sobretudo nos meios rural, operário e independente, tendo-se, porém, mantido sempre como movimento autónomo. As primeiras bases do Movimento foram aprovadas pelo Episcopado Português em 1963.

Os “Casais de Santa Maria” são um Movimento de Igreja, constituem-se em grupos de casais amigos que, apoiados pelo Assistente Eclesiástico, procuram a entreajuda em ordem à espiritualidade conjugal, ao apostolado de família a família, consciencialização e ajuda na missão educativa, à promoção de iniciativas de preparação para o matrimónio, e ainda com particular atenção aos problemas sociais. O Movimento de “Casais de Santa Maria“ é independente em cada diocese, dependendo apenas do seu Bispo que aprova os Estatutos.

A nível Nacional, o Movimento é uma Federação e é coordenada e apoiada por uma Equipa Interdiocesana com Estatutos próprios aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa.