Oratório da Sagrada Família

A visita mensal da Sagrada Família aos lares pretende:

  • despertar nas famílias o mistério de amor revelado na Família de Nazaré;
  • estimular nas famílias a admiração e contemplação do modelo por excelência de vida familiar, baseada no amor recíproco, na oração, no diálogo e na partilha;
  • ajudar cada família a descobrir a ação de Deus neste Mistério, que também se realiza em cada um de nós, dando-se assim continuidade ao mistério da Encarnação do Verbo de Deus e do mistério da Salvação.

Encontra-se calendarizado mensalmente o dia que cada família venerará a visita da Sagrada Família, comprometendo-se com a passagem do oratório à família seguinte. O oratório, destinado ao culto da Sagrada Família, circula pelos lares do lugar que manifestem o desejo de a glorificar com a sua presença.

Azulejo representativo da Fuga para o Egipto

As famílias devem rezar uma breve oração diária diante da imagem, preferencialmente rezar o santo terço em família junto ao oratório, porque, “família que reza unida permanece unida”.

No final de cada ciclo, o oratório volta à primeira casa, a da zeladora que remove as dádivas para serem entregues na igreja (cartório) e, ela própria, dará início a um novo ciclo, mantendo o oratório em sua casa até ao início do mês.

Azulejo representativo do Presépio

Procuramos incentivar esta devoção, hoje mais que nunca, ao rezarmos e rogando a Deus por todas as nossas famílias.