Rede Mundial de Oração pelo Papa (Apostolado de Oração)
A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) é uma Obra Pontifícia confiada à Companhia de Jesus, com um Diretor Mundial nomeado pelo Santo Padre. Tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e todos os homens e mulheres de boa vontade, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração.
Oração de oferecimento das obras do dia:
Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares.
Eu vo-los ofereço de modo particular pela intenção do Santo Padre para este mês.
Existem quatro modos de participar nesta Rede dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e ao serviço à comunidade.:
- Os Centros do Apostolado da Oração
- As Equipas da RMOP
Equipas de leigos que, assistidos por um sacerdote, religioso ou leigo mais preparado, assumem a missão de dinamizar a vida de oração da comunidade onde estão inseridos, através da promoção da oração diária em três momentos ao longo do dia, pela intenção do Papa; são responsáveis também por despertar na comunidade um espírito de serviço, mobilizando as pessoas para ações concretas em cada mês, na linha da intenção do Papa.
- A participação individual
- O Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ)
Na paróquia de A dos Cunhados, o centro de Apostolado de Oração foi fundado em 1873 e na paróquia do Vimeiro em 1877.
A HISTÓRIA DA REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA
A Rede Mundial de Oração do Papa nasceu com o nome de Apostolado da Oração em 1844, numa casa de formação de jovens jesuítas em Vals, no sul de França. O P. François-Xavier, SJ, diretor espiritual destes jovens, propôs-lhes um modo de ser apóstolos nas suas vidas quotidianas e animou-os a estar disponíveis para a missão de Cristo pelo oferecimento das suas vidas. O P. Henri Ramière, SJ, a partir de 1861, orientou o Apostolado da Oração segundo a dinâmica do Coração de Jesus. Esta proposta de serviço e oração celebrou em 2019 o Jubileu dos seus 175 anos.